Aveia e um cereal cultivado ha mais de 2 mil anos. Originario do Medio Oriente, espalhou-se pelo norte da Europa e, de la, veio para as Americas. Antes de ser usada como alimento, de gente e gado, a aveia ja period considerada medicinal.

A aveia que comemos hoje em dia e a Avena sativa, a comum, mais produtiva do que a aveia selvagem de antanho.

Qualidades medicinais da aveia
E um alimento leve, de digestao lenta porem facil, que traz uma sensacao de saciedade boa, gostosa. Sua riqueza em fibras possibilita a limpeza do organismo do excesso de gorduras ingeridas, regularizando as funcoes intestinais e mantendo a saude do trato digestivo. A saciedade que a ingestao de aveia nos da ajuda na reducao do peso corporal (mas, nao abuse da aveia pois, em demasia, como tudo, ela tambem pode engordar).

Fibras soluveis e insoluveis – na aveia tudo e bom!
A aveia tem dois tipos de fibras, uma nao soluvel, que faz essa limpeza intestinal incrementando o bolo fecal e regularizando as evacuacoes e outra, soluvel, a betaglucana, que fermenta no intestino grosso e, como resultado deste processo, expulsa do organismo os microorganismos nocivos, reduz o colesterol impedindo a sua reabsorcao pelo organismo. Paralelamente a esse processo resultante da betaglucana, a ingestao frequent de aveia reduz os niveis da pressao arterial.

Leia tambem: PRISAO DE VENTRE: ATE QUANTOS DIAS E Typical NAO IR AO BANHEIRO?

PRESSAO ALTA: SINTOMAS, CAUSAS E REMEDIOS NATURAIS

Outro beneficio das betaglucanas da aveia e que estas fortalecem o nosso sistema imunologico reduzindo as ocorrencia de infeccoes e de inflamacoes recorrentes, situacao que origina diversas doencas.

As fibras que a aveia contem tem uma acao muito importante no controle e reducao de tumores pois que, durante o processo de digestao das gorduras, essas se ligam a compostos cancerigenos formados pelo nosso organismo levando-os para fora de nos. Esta acao anticancerigena da aveia e potencializada por esse cereal agir como um protetor do DNA, o que reduz o risco dos genes sofrerem modificacao mutagenica o que aumentaria o risco de desenvolvimento de cancer.

Quanto e preciso comer ao dia?
Para manter o colesterol equilibrado, basta consumir meia xicara de cha de aveia ao dia. Essa mesma quantidade tambem e suficiente para manter as taxas de acucar no sangue nos niveis adequados.

Uma dieta com ingestao frequente de aveia ajudara o nosso organismo a evitar a sobrecarga de glicose e insulina e permitira que a glicose seja absorvida de forma lenta e gradual o que, no remaining, regulariza a liberacao de insulina. Portanto, a aveia e especialmente chas emagrecedores indicada para diabeticos e todos os que sofrem variacoes dos niveis de glicemia.

DIABETES: ten SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

Beneficios e propriedades
Com todos esses atributos, a aveia e um excelente remedio contra estresse, fraqueza e fadiga, especialmente quando estes sao associados com a depressao.

Aveia contem vitaminas B1, B3 e E cuja acao antioxidante reduz os radicais livres e os estragos por eles causados. A aveia e rica em zinco, silicio, selenio, ferro, magnesio, fosforo e cobre. Alem disso, este cereal e o mais rico de todos em proteina.

Voce pode comprar aveia em tres formas
farinha aveia
Flocos
Grao integral prensado – pode ser usado para polvilhar frutas, saladas e iogurtes – ou flocos finos, moidos – adequados para sopas, mingaus e tortas.

Farelo de aveia
O farelo de aveia e resultante da camada externa do shake emagrecedor grao de aveia, um subproduto da farinha – rico em fibras betaglucanas – pode ser polvilhado em pratos cozidos, sucos ou acrescentado a massa de pao, bolos ou biscoitos.

Farinha de aveia
Resultado da moagem fina da parte interna do grao de aveia integral e, portanto, mais pobre em fibras e nutrientes – seu uso tem lugar em paes, panquecas e bolos e e uma alternativa ao uso da farinha de trigo (porem, pode conter tracos de gluten).

Como comer aveia
No cafe da manha com banana amassada, mel e canela em po fica uma delicia. Tambem como mingau, mas existem mil maneiras de enriquecer o mingau de aveia. Veja nesta artigo aqui: MINGAU DE AVEIA: PORQUE FAZ BEM. RECEITA Primary E DICAS DELICIOSAS DE CONSUMO

Efeitos colaterais da aveia
1. O cereal Aveia sativa nao contem gluten porem, sua forma de cultivo, rotativa com outros cereais (trigo e centeio) faz com que existam tracos desta proteina na aveia que comemos. Por esta razao nao se pode afirmar que a aveia que compramos esta isenta de gluten, o que e um problema para os que sofrem de doenca celiaca.

2. Aveia e gostosa e produz saciedade o que pode levar a exagero na sua ingestao diaria com producao de gases, pela fermentacao intestinal, aumento do bolo fecal e numero de evacuacoes e, caso nao se beba agua em quantidade suficiente, a prisao de ventre.

three. Algumas pessoas podem ter dermatite de contato com o farelo de aveia, uma acao protetora do nosso product genetico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *